É comum haver confusão entre materiais e tratamentos, como esferas com cromo em sua composição versus esferas cromadas. Vamos esclarecer as diferenças, vantagens e desvantagens de esferas de cromo e esferas cromadas neste artigo.
Esferas fabricadas com AISI 52100, conhecido por sua aplicação em rolamentos, oferecem alta dureza, resistência à abrasão e ótima elasticidade, ideais para aplicações de alto estresse mecânico. Com cromo em sua composição, são ligeiramente mais resistentes à corrosão que esferas de aço comum, embora possam oxidar em ambientes sem lubrificação. O processo de lapidação confere uma superfície lisa e brilhante, frequentemente confundida com cromagem
Embora muitas pessoas associem esferas cromadas a processos de galvanoplastia, como o banho de cromo, atualmente não há processos disponíveis no Brasil para cromar esferas. Para uma opção de baixo custo com alto brilho e resistência à corrosão, recomenda-se esferas de aço carbono com banho de níquel. Já para uma opção de baixo custo com resistência à corrosão, mas sem preocupação com a aparência, o banho de zinco é a melhor escolha.
A resistência à corrosão de esferas banhadas é limitada, pois caso a esfera sofra muito atrito com outras peças, o banho tende a se desgastar, além de não resistir a algumas condições muito agressivas. Se você precisa de esferas com alta resistência à corrosão, em geral as melhores opções são as diversas ligas de aço inoxidável. Veja abaixo uma tabela com algumas características de cada material:
A Multiesferas está preparada para te ajudar a encontrar o material perfeito para que você consiga mais eficiência e melhores resultados. Entre em contato com a gente. Fornecemos esferas e muito mais para diversas aplicações. Fique ligado sempre em nosso blog!