A equipe técnica altamente qualificada da Multiesferas está pronta para ajudá-lo a selecionar o material ideal para o acabamento da sua peça. Além disso, oferecemos uma estrutura completa para testes em peças, facilitando a visualização dos resultados e a escolha das mídias na prática.
Ao iniciar uma conversa com o cliente, geralmente fazemos a pergunta crucial: que tipo de acabamento você deseja para sua peça? Essa resposta determinará o tipo de insumo ideal. Para remover rebarbas, arredondar cantos e limpar as peças, utilizamos insumos abrasivos.
A cerâmica pode ser a mídia mais versátil para uso em rebarbação. Ela pode efetuar a limpeza da peça e remover rebarbas pesadas. Após a sua utilização, a peça se torna fosca, sendo necessária a utilização de mídias de polimento como inox ou alumina.
Normalmente é fabricado com resinas poliéster ou uréica. Sua abrasividade é dada pela inclusão de quartzo ou alumina na sua composição. O plástico é leve e recomendado para rebarbar metais moles como zamack e alumínio.
Uma peça já sem rebarbas em geral está fosca, sem brilho. Dependendo da necessidade final da peça há caminhos diferentes. Se ela vai ser pintada, anodizada ou banhada é necessário nivelar a peça para receber o tratamento químico depois. Ou ela deverá apenas ter um acabamento no próprio metal. Nos 2 casos, são utilizadas mídias sem abrasividade:
O aço inox é o mais utilizado para tamboreamento, nas versões com ou sem dureza. O aço inox é utilizado para polir a superfície da peça e também compactar rebarbas. As mídias de aço inox podem ser utilizadas em peças de alumínio, inox, latão, cobre e muitos outros.
A mídia de alumina é muito utilizada para redução de rugosidade de superfícies de metais, nivelando a superfície e gerando um nível de polimento leve. É bastante utilizado em peças que irão passar por processos de banhos químicos, anodização ou pintura.
O vidro é uma mídia utilizada para polimento em zamack, devido a sua alta dureza e baixo peso.