O Tamboreamento e Processos Químicos

Como tem espaço para todo mercado no tamboreamento
13/06/2017
Qual é a estrutura e conhecimento para testar peças para clientes dentro do tamboreamento
13/06/2017
Exibir tudo

O Tamboreamento e Processos Químicos

Nos últimos artigos, você entendeu um pouco sobre o processo de tamboreamento e sobre o por quê a Multiesferas é sua referência em insumos para ele. Porém ainda há muito mais detalhes em que podemos ajudá-lo neste processo, como por exemplo o uso de água e compostos químicos junto com os chips para o tratamento das peças.

Os compostos químicos são auxiliares importantes no tamboreamento. Usados na lavagem e tratamento das peças antes e durante o processo, tanto para um resultado final melhor, quanto para não causar danos às peças, chips e até aos equipamentos. Falaremos resumidamente sobre as principais características deles:

  • Compostos em pó: O composto mais utilizado em pó tem como função limpar as peças, os chips e o equipamento e deve ser colocado no início do processo de polimento com esferas de inox. Também há outros compostos em pó abrasivos, utilizados em conjunto com mídias cerâmicas para auxiliar no corte e na proteção contra corrosão das peças.
  • Compostos líquidos: Os compostos líquidos são utilizados normalmente para desengraxar e limpar as peças antes do tamboreamento, auxiliam na proteção à corrosão de peças ferrosas, evitam manchas em metais sensíveis como alumínio e latão e oferecem lubrificação para aumentar o brilho quando utilizados com chips de porcelana ou esferas de inox.
  • Compostos em massa: São compostos pastosos, normalmente feitos de uma combinação de ceras e abrasivos. Tem como principal função auxiliar na remoção de riscos e pequenas imperfeições na superfície das peças.

O pH de cada composto também é um fator importante:

Compostos com pH mais ácido efetuam limpezas mais pesadas em peças de inox. Porém importante frisar que para o aço inox temperado, os compostos muito ácidos podem corroer as peças, sendo altamente recomendada a utilização de compostos neutros ou alcalinos.

Compostos com pH mais alcalino são indicados para polimento de peças de cobre, latão e zamack, pois evitam corrosão e manchas na superfície. Os compostos alcalinos também podem ser utilizados em peças de alumínio. Porém algumas ligas de alumínio, com altos níveis de silício aceitam compostos levemente ácidos evitando o escurecimento das peças durante a rebarbação ou polimento com bastante eficácia.

São muitas as variáveis e é um conhecimento necessário para chegar em um resultado ideal. A Multiesferas está preparada para atendê-lo e ajudá-lo na prática a chegar em seu objetivo.

1 Comentário

  1. Marcos goes disse:

    Ótimo trabalho!
    Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
    que tinha o que tanto procurava.

    Parabéns, Gostei muito.
    Meu muito obrigado!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *